- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Guia de Boas Práticas Para Implementação da SAE Nos Serviços de Saúde

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a organização do processo de trabalho da enfermagem, e sua implementação é um desafio para as instituições de saúde.

Guia de Boas Práticas Para Implementação da SAE Nos Serviços de Saúde

Guia de Boas Práticas Para Implementação da SAE Nos Serviços de Saúde. Foto: Divulgação

Esse estudo resulta do terceiro subprojeto do Edital 01/17 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional (PPGENFMP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) / acordo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) / Conselho Federal de Enfermagem (COFEN [1]), com o projeto “Observatório de SAE: tecnologia para o gerenciamento” que apresenta a proposta de constituição de um dispositivo de observação para suporte gerencial de Enfermagem.

Sistematização da Assistência de Enfermagem

Objetivo: Elaborar um guia de boas práticas para a implementação da SAE nos serviços de saúde [2]. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática do tipo scoping review norteada pelas recomendações do Joana Briggs Institute (JBI). As estratégias de busca foram realizadas no período de setembro a outubro de 2018, março, setembro e outubro de 2019, nas bases de dados: PubMed, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Web of Science, CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Health Literature), repositório ibct oásis e busca manual. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores, a decisão de inclusão ou exclusão foi definida em concordância com o terceiro revisor. Na sequência foi realizada a extração e análise dos dados. Para avaliação da qualidade metodológica dos estudos foram utilizadas as diretrizes do SQUIRE 2.0 (Padrões Revisados para Excelência no Relatório de Melhoria da Qualidade).

Resultados: Foram selecionados 09 estudos que relatam implementação da SAE em diferentes cenários de prática, instituições de diferentes porte, complexidade e realidades distintas. Produto: Foi elaborado um guia de boas práticas composto por: elementos da SAE, fluxograma de processo, roteiro de implementação e checklist, que será disponibilizado na biblioteca do observatório.

Considerações: O guia de boas práticas pode contribuir para o êxito na implementação da SAE nos serviços de saúde, pois contempla de forma objetiva questões facilitadoras deste processo servindo de ferramenta gerencial.

Compartilhar
[3] [4]