- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Guia de Boas Práticas de Enfermagem na Atenção Básica: Norteando a Gestão e a Assistência

Esta publicação é fruto dos debates e conclusões do Grupo de Trabalho de Práticas Assistenciais na Atenção Básica (GT-PAAB) e visa incentivar a categoria a se empoderar dos processos de gestão e apresentar ferramentas que proporcionem melhores condições de trabalho e uma assistência mais segura.

guia-boas-praticas-enfermagem-atencao-basica

A Enfermagem é uma peça fundamental na Atenção Básica e assume diversas frentes nessa área do cuidado, desde o acolhimento até a gestão dos procedimentos e das equipes. Para isso, é importante que se aproprie dos instrumentos gerenciais como o Processo e os Registros de Enfermagem, descritos neste Guia e voltados, sobretudo, aos Enfermeiros Responsáveis Técnicos, que têm sob sua responsabilidade o planejamento e a organização dos serviços.

A consolidação da Estratégia de Saúde da Família (ESF [1]) exige um protagonismo ainda maior da enfermagem na Atenção Básica. Um exemplo dessa realidade são as visitas domiciliárias, evidenciadas pela presente publicação por meio de casos práticos. Elas demandam grande integração entre a equipe de enfermagem, na qual Técnicos, Auxiliares e Enfermeiros desempenham papel essencial dentro de suas atribuições, garantindo que o atendimento adequado chegue ao usuário do SUS [2].

Esperamos que este Guia possa servir de estímulo ao aprimoramento dos processos de trabalho dos profissionais de enfermagem e à conquista de novos espaços de gestão nas instituições, empoderamento e valorização.

Compartilhar
[3] [4]