- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Meios Para a Gerência de Enfermagem Utilizados em Unidades Hospitalares Críticas

Para o gerenciamento da assistência, além de conhecimento técnico e científico, o enfermeiro deve lançar mão do uso racional de meios e instrumentos existentes visando à eficiência e efetividade no planejamento, desenvolvimento de ações de melhorias e avaliação dos resultados obtidos. Destarte, compreendem-se instrumentos gerenciais como ferramentas que apoiam a organização das atividades de cunho administrativo/ estratégico, tendo como finalidade o arranjo do trabalho em busca do alcance de objetivos pré-definidos.

Gerência de enfermagem

Especialmente no âmbito hospitalar, onde a complexidade atrelada à produção do cuidado é mais evidente, o trabalho gerencial do enfermeiro [1] tem assumido fundamental importância na articulação entre os vários profissionais da equipe de saúde, além de organizar o cuidado e difundir estratégias de melhorias para tal, buscando concretizar ações que devem ser voltadas às necessidades dos clientes. Portanto, o enfermeiro galga a um posicionamento importante por meio da sua ação gerente fundamentada em meios, instrumentos e competências.

Gerência de Enfermagem

Compreendendo que o uso racional dos meios e instrumentos é fator indissociável da gerência comprometida, ética e inovadora no contexto da enfermagem, acredita-se que investigar sobre o uso de tais ferramentas é relevante, porque pode favorecer/fortalecer a tomada de decisão para possíveis ajustes necessários ou a difusão do emprego satisfatório das ferramentas gerenciais. Em ambos os casos, converge-se ao fortalecimento do papel do enfermeiro como [2]gerente do cuidado, fator indispensável à valorização da profissão e seu avanço como ciência.

Posto sua justificativa. Surgiu a inquietação para o presente estudo, pautado na seguinte indagação. Como se dá o uso dos meios para a gerência de enfermagem no contexto de unidades hospitalares críticas? Portanto, o objetivo consistiu em analisar o uso dos meios para a gerência de enfermagem em unidades hospitalares críticas.

Compartilhar
[3] [4]