- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

A Formação de Técnicos de Enfermagem Para a Promoção do Cuidado à Saúde da Mulher

No contexto a revolução tecnológica e o processo de reorganização do trabalho na saúde no Sistema Único de Saúde (SUS [1]), que demandam uma completa revisão dos princípios filosóficos e políticos dos currículos da educação profissional técnica de nível médio. Dentro do escopo da formação na área da saúde da mulher, espera-se também, que a prática pedagógica dos cursos técnicos incorpore todo o aparato teórico que fundamenta o cuidado baseado nas melhores evidências.
A Formação de Técnicos de Enfermagem Para a Promoção do Cuidado à Saúde da Mulher

A Formação de Técnicos de Enfermagem Para a Promoção do Cuidado à Saúde da Mulher.

Cuidado à Saúde da Mulher

A saúde das mulheres [2] no Brasil, em especial a atenção à gestação, parto e nascimento, compõe parte relevante da agenda das políticas de saúde desde a década de 1990. Têm tido grande notoriedade as ações relacionadas à atenção obstétrica, com enfoque na mudança do modelo biomédico, na qualidade da atenção obstétrica, no incentivo à qualificação da formação dos profissionais, em todos os níveis de atenção, para a utilização das boas práticas e redução das intervenções desnecessárias, com vistas a reduzir as altas taxas de cesarianas e de morbimortalidade materna e neonatal.
Diante do exposto, considerando a escassez de estudos sobre o currículo de saúde da mulher na educação profissional de Enfermagem, este estudo tem como objetivo analisar as práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas no curso técnico de
Enfermagem, para a promoção da saúde da mulher, no que se refere ao pré-natal, parto e puerpério, na Escola Técnica de Saúde de Brasília.
Compartilhar
[3] [4]