- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Formação Acadêmica e Qualificação Profissional dos Enfermeiros Para a Prática em Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos (CP [1]) se referem a uma modalidade assistencial destinada aos indivíduos que convivem com uma doença sem possibilidade de cura, ultrapassam o contexto de morte e objetivam abrandar os fatores que interferem negativamente na vida dos pacientes e seus familiares.

Formação Acadêmica e Qualificação Profissional dos Enfermeiros Para a Prática em Cuidados Paliativos

Formação Acadêmica e Qualificação Profissional dos Enfermeiros Para a Prática em Cuidados Paliativos. Foto: Divulgação

Os CP possuem como princípios norteadores, a prevenção e controle de sintomas, promoção da independência e autonomia do sujeito, intervenções de natureza biológica, psicológica, social e espiritual direcionadas aos usuários e seus familiares, os quais devem ser desenvolvidos em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.

Ressalta-se o papel da enfermagem, categoria comprometida com a prestação de CP, que se destaca pela aptidão em oferecer cuidados integrais perante o sofrimento enfrentado pelos indivíduos.

Por isso, se faz necessário um olhar mais atento para a prática assistencial e o desenvolvimento de cuidados que possam de forma eficiente, minimizar o impacto da doença na vida do doente, de seus familiares e de seus cuidadores. Nessa fase, o processo de cuidar é prioritário ao processo de tratar, pois o objetivo não é preservar a vida e sim, torná-la mais confortável e digna.

Cuidados Paliativos

Por todos os desafios demandados na oferta dos CP, é essencial que os profissionais estejam devidamente preparados, para que sejam capazes de atender às reais necessidades da população e prestar uma assistência satisfatória.

Para tanto, a preparação deve ser iniciada na graduação e perdurar por toda a vida profissional, seja por iniciativa própria ou ofertada pelo serviço, pensando sempre na lógica da educação permanente em saúde (EPS [2]).

Sendo assim, acredita-se ser relevante compreender aspectos sobre a formação dos enfermeiros acerca dos CP, visto que reflete diretamente na qualidade da assistência e a fragilidade de conhecimentos acerca desse tema se configura como um obstáculo para sua efetivação. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a percepção dos enfermeiros acerca de sua formação acadêmica e qualificação profissional para a prestação de Cuidados Paliativos

Compartilhar
[3] [4]