- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Exposição Ocupacional a Fluidos Biológicos em Acidentes com Perfurocortantes na Equipe de Enfermagem Hospitalar

Os acidentes ocupacionais são agravos de grande impacto à saúde pública, que podem levar a consequências temporárias e até incapacidade permanente. Os acidentes que envolvem material biológico são especialmente preocupantes pela possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas altamente incapacitantes, quando não letais, como AIDS e Hepatite.

Leia Mais:

Acidentes com material biológico

Os profissionais de Enfermagem têm sido primeiramente apontados como a classe mais vulnerável aos acidentes com material biológico. Isto possivelmente seria devido, sobretudo, por estarem em contato prolongado e constante com os pacientes, durante a realização de procedimentos envolvendo a manipulação de materiais perfurocortantes, responsáveis por grande parte dos acidentes.

Pesquisas realizadas no Brasil identificaram grande incidência de acidentes com material biológico(2,4), assim como altos índices de subnotificação. Afinal, essa subnotificação tem ocorrido a despeito da existência de órgãos como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA [4]) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT [5]), ambos direcionados à prevenção de acidentes ocupacionais e doenças decorrentes do trabalho.

Compartilhar
[6] [7]