- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Estresse Percebido Em Familiares de Pacientes Em Sala de Espera de Um Centro Cirúrgico

A realização de procedimentos cirúrgicos se torna cada vez mais comum e necessária. Porém, mesmo que essa intervenção se torne habitual, ela é uma condição que possui riscos e pode contribuir para ocorrência de estresse, tanto para pacientes quanto para seus familiares. Todavia, muitas vezes, os familiares dos pacientes são esquecidos pela equipe de saúde.

Estresse Percebido Em Familiares de Pacientes Em Sala de Espera de Um Centro Cirúrgico

Estresse Percebido Em Familiares de Pacientes Em Sala de Espera de Um Centro Cirúrgico.

Estresse: definição

O estresse é definido como qualquer evento que demande do ambiente externo ou interno, que taxe ou exceda a capacidade de adaptação de um indivíduo ou sistema social. A interação do indivíduo com o estressor é permeada pela interpretação e avaliação cognitiva individual, em nível primário e secundário; identificação das demandas; atribuição de significado ao estressor, que pode incluir ameaça, desafio ou ser irrelevante. Nesse momento o indivíduo opta pelo uso de estratégias de enfrentamento para melhor lidar com o estresse vivenciado.

O familiar que acompanha o paciente pode sentir-se estressado e esgotado física e emocionalmente, portanto, necessita igualmente ser assistido. Pacientes acolhidos por familiares referem menos sintomas de ansiedade do que os acompanhados somente por uma enfermeira ou sem receber acolhimento específico. Diante disso, é evidente que a ausência do acompanhamento familiar demanda maior suporte emocional pela equipe de enfermagem ao paciente, salientando a importância do cuidado extensivo a esse familiar.

Níveis de estresse

A partir dessas considerações. Busca-se responder a seguinte questão: em quais níveis de estresse percebido se encontram os familiares de pacientes em sala de espera de um centro cirúrgico? Com vistas a responder a questão. Estabeleceu-se o seguinte objetivo: avaliar o estresse percebido de familiares de pacientes em sala de espera de um centro cirúrgico e identificar associações entre o estresse percebido e as variáveis sociodemográficas.

Compartilhar
[1] [2]