- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Análise da Ocorrência de Estresse Entre Estudantes de Enfermagem

As concepções, exigências e inovações tecnológicas no mercado de trabalho têm provocado a busca por profissionais altamente competentes com vistas ao aumento da produtividade. Isso torna o mercado de trabalho mais competitivo e, consequentemente, os indivíduos anseiam qualificações cada vez maiores.

Estresse

Análise da Ocorrência de Estresse Entre Estudantes de Enfermagem.

Estresse entre estudantes de enfermagem

A vivência acadêmica é imprescindível para o desenvolvimento do futuro profissional. Vários desafios são enfrentados, tanto de ordem pessoal, social e acadêmica, contudo, a principal delas é preparação para o mercado de trabalho. O internato de enfermagem é uma etapa fundamental para formação e desenvolvimento de competências para a prática da profissão, porém, há desafios relacionados a sua efetivação em razão da articulação do serviço e a universidade, o que dificulta a avaliação e acompanhamento pedagógico e psicológico ao interno no serviço de saúde.

Durante o internato, configurado como uma etapa de alto desempenho, os estudantes tendem a camuflar os sentimentos de estresse vivenciados durante os momentos de prática. Ademais, essa etapa é formada por diversas alterações que ocorrem no âmbito familiar, social e pessoal, em razão do novo meio e da nova rotina, e da necessidade de dedicar seu tempo aos estudos, a integração com novos colegas, profissionais da equipe de saúde, professores e adquirir novos hábitos.

Tensão emocional, desgaste físico e psicológico estão presentes no curso da vida dos indivíduos. O estresse na vida universitária vem se tornando cada vez mais evidente. No entanto, há uma restrição de pesquisas internacionais, consequentemente pouca discussão na realidade brasileira, em especial, com estudantes de enfermagem. A discussão do presente tema tem importância para as ciências do comportamento e repercute na qualidade de vida dos estudantes [1] e futuros profissionais.

Compartilhar
[2] [3]