- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Estratégia de Aprimoramento do Ensino do Exame Físico em Enfermagem

A capacidade de avaliar os pacientes é uma das habilidades mais importantes da Enfermagem. Em todos os ambientes em que as enfermeiras interagem com pacientes e lhes prestam cuidados, a obtenção de uma história de saúde completa e a utilização das habilidades de avaliação apropriadas são essenciais para a identificação dos seus problemas físicos e psicológicos.

Leia Mais:

Exame físico

Após a aquisição da história de saúde do paciente. Realiza-se o exame físico. Que se trata de uma avaliação organizada e sistemática das regiões e sistemas específicos do corpo humano. Cujo objetivo é obter dados apropriados no menor intervalo de tempo. Para isso, são utilizados instrumentos básicos, como a visão, audição, tato e olfato. Tais instrumentos possibilitam a execução dos métodos propedêuticos fundamentais do exame físico, a saber: inspeção, palpação, percussão e ausculta, complementadas por equipamentos especiais que permitem melhor definição de detalhes.

A realização do exame físico de Enfermagem é uma fase essencial de uma assistência sistematizada que deve ser executada de forma criteriosa pelos enfermeiros, visando uma atuação científica e com competência embasada por conhecimentos próprios.

Compartilhar
[4] [5]