- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

O Enfrentamento do Sofrimento Psíquico na Pandemia

Ainda no início da Pandemia da Covid-19, a Fiocruz [1] lançou uma chamada pública para apoiar ações emergenciais junto a populações vulneráveis. O adensamento nas favelas e periferias, bem como em áreas mais distantes das metrópoles, como territórios indígenas e quilombolas, tornou-se um fator de preocupação, com vista à propagação do coronavírus. Em um vasto universo de iniciativas que buscavam amenizar os impactos da pandemia, a Fiocruz selecionou 145 projetos de diferentes regiões brasileiras, que buscavam construir redes de solidariedade e, ao mesmo tempo, apresentavam soluções criativas para problemas bastante conhecidos da população.

O Enfrentamento do Sofrimento Psíquico na Pandemia

O Enfrentamento do Sofrimento Psíquico na Pandemia.

Decorridos mais de seis meses da Pandemia, a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS, sob a coordenação da Presidência da Fiocruz, buscou estabelecer sintonia com tais esforços, promovendo o compartilhamento desses projetos em três debates virtuais. O primeiro encontro deu voz a iniciativas da chamada pública da Fiocruz que estavam sendo desenvolvidos em favelas e periferias urbanas do país. O segundo reverberou as vozes das florestas, do campo e das águas, em um debate com lideranças indígenas, quilombolas, caiçaras e pescadores sobre os impactos da Covid-19 [2] em seus territórios. A terceira edição desta proposta, por sua vez, oportunizou a troca de ideias entre projetos de acolhimento e cuidado em saúde mental em territórios vulnerabilizados.

Com apoio do Laboratório de Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (Laps/Ensp/Fiocruz), da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), por meio de sua Subcomissão de Saúde Mental, o 3º Encontro Virtual IdeiaSUS promoveu um rico debate sobre o enfrentamento do sofrimento psíquico em meio à pandemia de Covid-19.

Sofrimento Psíquico

E foi dessa parceria, na realização do 3º Encontro Virtual IdeiaSUS, que nasceu a ideia de publicação deste livro, sob o título “O enfrentamento do sofrimento psíquico na Pandemia: diálogos sobre o acolhimento e a saúde mental em territórios vulnerabilizados”. Reunimos nesta publicação, buscando a reflexão sobre os cuidados em saúde mental e o sofrimento psíquico em meio à Pandemia de Covid-19, um total de 23 artigos, sendo duas traduções, produzidos a partir de um convite feito a pesquisadores, trabalhadores e militantes da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial, atuantes no Brasil, na América Latina e nos Estados Unidos.

O material aqui disponibilizado, organizado pelo IdeiaSUS/Fiocruz, Laps/Ensp/Fiocruz e Abrasme, é de livre acesso e reprodução, representando mais um momento em que a Fiocruz e a sociedade civil reafirmam sua disposição de continuar dando visibilidade àqueles que juntos trazem reflexões valiosas acerca da temática da saúde mental e da atenção psicossocial, de temas que ganham destaque em meio a medidas necessárias de isolamento e distanciamento social no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Compartilhar
[3] [4]