- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Enfermagem Precisa de Mais Investimentos, Diz OPAS

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS [1]), Carissa F. Etienne, apelou aos países-membros que aumentem seus esforços para formar e reter a força de trabalho da Enfermagem. Os casos globais aumentaram 12% por semana desde o início de maio. “Em todas as Américas, profissionais da Enfermagem enfrentaram bravamente a sobrecarga da pandemia e muitos lutaram contra o esgotamento e condições de saúde mental, com alguns saindo da área e outros deixando a força de trabalho”, disse a diretora, em entrevista coletiva da OPAS realizada na semana passada.

enfermeiras

Enfermeiras organizam leito. OMS destaca a importância das profissionais de Enfermagem e o desafio de reter mão-de-obra qualificada. Foto: Divulgação.

Mais de 616 mil novos casos foram registrados nas Américas no início de maio, com mais de 4,2 mil mortes. No Caribe, o número de novas infecções aumentou 15,4% e as mortes aumentaram pela terceira semana consecutiva, em 39,6%.

A América do Sul teve redução total de 8% nos casos, apesar de sete países terem notificado crescimento de novas infecções. Mesmo com as mortes diminuindo continuamente na América Central, o número de novas infecções aumentou 53,4%, com três dos sete países notificando picos. Na América do Norte, os casos aumentaram 27,1% nos Estados Unidos, enquanto Canadá e México registraram declínios em novas infecções.

Profissionais da Enfermagem

Profissionais da Enfermagem são a espinha dorsal da força de trabalho em saúde, especialmente durante a pandemia, representando 56% da equipe de saúde e fornecendo serviços de atenção primária, apoio à saúde mental e proteção no bem-estar de indivíduos, coletividades e famílias.

Às vésperas do Dia Internacional da Enfermagem, a ser celebrado no próximo dia 12, Clarissa homenageou os profissionais da área por seu decisivo papel no cuidado às pessoas com COVID-19 e terem sido fundamentais na aplicação de 1,8 bilhão de doses da vacina contra a doença no continente.

“Hoje, profissionais da Enfermagem levam o duplo peso de cuidar de pacientes com Covid-19 e recuperar pessoas que perderam os exames de rotina nos últimos dois anos”, lembrou a diretora da OPAS.

Com um déficit de enfermeiras e enfermeiros estimado em 1,8 milhão até 2030 nas Américas, seria essencial, para a OPAS, que “dobremos os investimentos no aumento de nossa força de trabalho de Enfermagem e cuidemos dos profissionais existentes para que possam continuar cuidando de nós”, concluiu Clarissa.

A diretora da OPAS recomendou aos países que iniciem políticas claras para desenvolver e reter os talentos em Saúde, inclusive por meio de salários adequados, criação de oportunidades de liderança experiente e promovendo enfermeiras e parteiras dentro dos governos e dos Ministérios da Saúde.

Apoiar a saúde mental dos profissionais de Enfermagem [2] também é crucial. Um estudo da OPAS sobre profissionais de saúde e Covid-19 mostra que quase um quarto dos trabalhadores entrevistados em 2020 apresentavam sintomas de episódio depressivo.

Compartilhar
[3] [4]