- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Empresa Júnior: Espaço Criativo e Empreendedor de Ensino Aprendizagem na Enfermagem

Empreendedorismo é um termo antigo que surge por volta do século XV na França, mas é a partir do século XXI que pesquisadores, empresários e governantes começam a se interessar por esse fenômeno, devido as constantes e complexas transformações nos aspectos sociais e econômicos do mundo contemporâneo.

As organizações, cada vez mais, têm introduzido novos modelos de gestão para se adequarem às demandas emergentes e atuais. Buscando flexibilizar suas estruturas, descentralizar as decisões, agilizar os processos e intensificar a comunicação, a fim de obterem produtos e serviços de qualidade. Esse cenário aponta uma tendência de se deslocar o foco da gestão do controle para uma gestão de desenvolvimento pessoal. Dessa maneira podendo dar maior relevância às pessoas, para se buscar o sucesso das organizações.

[1]

Leia Mais: 

Empresa Junior de Enfermagem

Nesse atual contexto de incertezas e desafios, o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações “dependem, em grande parte, da formação e capacitação de seus atores, voltadas não só para conhecimentos e habilidades de natureza técnica e gerencial, mas, também, para a criatividade e auto-realização, o que expressa aspectos fundamentais do empreendedorismo.

A pessoa empreendedora apresenta algumas habilidades e características de comportamento como a busca de informações, oportunidades e iniciativa; disposição para correr riscos calculados; gerenciamento; planejamento; estabelecimento de metas e de rede de contatos; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; persuasão; independência; confiança e auto confiança; persistência; intuição; esperança; liderança e inovação.

Na área da saúde a pessoa do empreendedor ainda é nova, mas, vem ganhando destaque devido à necessidade de se gerar novos postos de trabalho, em função dos rápidos avanços tecnológicos.

Assim sendo, objetivou-se apresentar a Empresa Júnior como um espaço criativo e empreendedor para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da Enfermagem.

A finalidade da Empresa Junior de Enfermagem é promover ações de intercâmbio com a sociedade, que resultem na criação, desenvolvimento e consolidação de uma cultura empreendedora e do estímulo à geração de novos empreendimentos na área da saúde que respeitem o cliente e suas necessidades.

Compartilhar
[5] [6]