30/07/2014

Educação a Distância: Ambientes Digitais Para o Processo de Ensino-Aprendizagem em Enfermagem Psiquiátrica

Explica a compatibilidade dos ambientes virtuais para o processo de ensino em Enfermagem psiquiátrica.

Transtornos e problemas relacionados à saúde mental, silenciosamente, tornam-se uma das principais causas de incapacitação, morbidade e morte prematura. De maneira indistinta tanto nos países em desenvolvimento quando nos desenvolvidos. Tais Transtornos são responsáveis por grande consumo de recursos humanos, materiais e tecnológicos. Ainda que se constate a diminuição ano a ano, dados demonstram que as internações por transtornos mentais e comportamentais demandam elevado tempo de permanência e alto custo quando comparadas às demais especialidades de atenção à saúde.

Leia Mais: 

Enfermagem psiquiátrica

A dor psíquica pode ocorrer em qualquer momento da vida do ser humano, fazendo com que a sua manifestação esteja presente em toda parte: escolas, comunidades, centros de saúde, entre outros. O portador de transtorno mental é atendido nas diversas especialidades clinicas do setor de saúde.

Considerando-se a organização do sistema de saúde, há necessidade de que os profissionais que atuam nos diferentes setores estejam preparados para atender adequadamente essa clientela. Especialmente nos serviços básicos, que são a porta de entrada dos sistemas.

Assim, os conhecimentos de saúde mental e de enfermagem psiquiátrica fazem-se necessários ao profissional de enfermagem. Independente da sua área de atuação, a fim de que ele seja capaz de prestar atendimento a todos os indivíduos que experimentem situações nas quais existam riscos para a sua saúde.

A tese abaixo explica a compatibilidade dos ambientes virtuais para o processo de ensino em Enfermagem psiquiátrica.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf