11/10/2018

Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem nas Instituições de Longa Permanência Para Idosos

Analisa o dimensionamento de enfermagem nas instituições de longa permanência para idosos.

O dimensionamento de pessoal de Enfermagem é definido como um processo sistemático, que fundamenta o planejamento e a avaliação do quantitativo e qualitativo de profissionais necessários para prover a assistência, de acordo com a singularidade dos serviços de saúde, de modo que garantam a segurança dos usuários e dos trabalhadores.

Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem

Porém, não há um dimensionamento de pessoal de enfermagem apropriado para as Instituições de longa permanência para idosos (ILPI). A Resolução COFEN 543/2017 estabelece a base para o cálculo de dimensionamento de pessoal de enfermagem. No entanto, utiliza definições aplicadas aos pacientes assistidos nas instituições de saúde e assemelhados, sua construção foi oriunda da assistência hospitalar, sendo estabelecido um número de horas de enfermagem conforme a modalidade de cuidado.

Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem

O principal dado deste estudo é a demonstração da necessidade de um cálculo de dimensionamento de pessoal de enfermagem específico à assistência de enfermagem nas ILPI. O dimensionamento de enfermagem encontrado nas instituições mostrou o quanto é preocupante a temática, pois a maioria das instituições não segue nenhuma legislação, mesmo existindo parâmetros preestabelecidos sobre o número de profissionais necessários pela ótica de cada instrumento legal.



  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome