- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Diagnósticos de Enfermagem Identificados em Usuários de Álcool e Outras Drogas

As drogas são substâncias capazes de provocar mudanças nas sensações, nível de consciência e estado emocional de quem as usa. O uso de drogas vem deixando de ser considerado uma questão individual, e sim, coletiva, uma vez que aumenta o risco para problemas sociais, de trabalho, familiares, físicos e legais.

Diagnósticos de Enfermagem em uso de drogas

Tratando-se do uso problemático de substâncias psicoativas, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) configura o principal recurso terapêutico. Destina-se ao atendimento de usuários em situações de crise, com demandas como Desintoxicação, manejo de fissuras e abstinências, além de situações de vulnerabilidade social associados ao uso.

Diagnósticos de Enfermagem em uso de drogas

No contexto do cuidado, o enfermeiro é o profissional que possui visão sob uma perspectiva integral [1], buscando entender e assistir o sujeito de forma biopsicossocial e espiritual. Assim, com autonomia este é capaz de romper com práticas psiquiátricas dominantes e contribuir na consolidação do modelo psicossocial.

Uma maneira de se prestar ao paciente do CAPS AD um cuidado de enfermagem de qualidade e organizado é através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Para tal, deve-se preconizar a implementação do Processo de Enfermagem (PE). Trata-se do método clínico da profissão e é composto pelas etapas de coleta de dados, diagnóstico de enfermagem (DE), planejamento, implementação e avaliação de enfermagem. Taxonomias ou classificações de enfermagem, podem ser utilizadas para designar os DE, intervenções e resultados de enfermagem.

Nesta perspectiva, a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) [2] é um instrumento complexo e abrangente. Que viabiliza a padronização da linguagem entre os profissionais de enfermagem. A CIPE® possui o modelo de sete eixos (Foco. Julgamento. Meios. Ação. Tempo. Localização e Cliente), que facilita a construção do diagnóstico e o acesso aos mesmos na classificação.

Compartilhar
[3] [4]