- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Cultura Da Segurança Do Paciente Na Atenção Primária à Saúde

Primordialmente a segurança do paciente é um componente fundamental da qualidade de cuidados de saúde. Como as organizações de cuidado de saúde se esforçam continuamente para melhorar. Há um reconhecimento crescente da importância de uma cultura de segurança do paciente. Alcançar uma cultura de segurança requer um entendimento de valores. Crenças e normas sobre o que é importante em uma organização e que atitudes e comportamentos relacionados à segurança do paciente são suportados, recompensados e esperados.

Segurança do paciente

Leia Mais:

Cultura Da Segurança

A análise de acidentes graves na indústria mudou o foco de regulamentação e de investigação de fatores individuais para os fatores organizacionais. Tais como a segurança do paciente. O conceito de cultura de segurança ganhou atenção após o desastre nuclear de Chernobyl, em 1986. Assim, a cultura da segurança reflete essencialmente as atitudes gerenciais e do trabalhador e valores relacionados para a gestão do risco e da segurança.

O objetivo deste artigo foi analisar as atitudes que evidenciam a cultura da segurança do paciente pelos profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

Compartilhar
[4] [5]