- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Convergência das Metas da Campanha Nursing Now Brasil: Relato Sobre Fortalezas Para a Enfermagem Brasileira

No Brasil, a Enfermagem é constituída por mais de 2,5 milhões de profissionais registrados no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen [1]). Dados coletados junto a esta autarquia, em julho de 2021, apontam que os enfermeiros representam apenas 24,6% desse total, com 619,344 profissionais. Já os técnicos de enfermagem, com 1.460,606 de profissionais, junto dos auxiliares de enfermagem, com 436,372 registrados, representam 75,3% da enfermagem brasileira. O Cofen registra, ainda, a existência de 332 parteiras. Trata-se, portanto, de uma categoria profissional expressiva e heterogênea, que está inserida em diferentes cenários de atenção à saúde e integra a maior parcela dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS [2]).

Convergência das Metas da Campanha Nursing Now Brasil: Relato Sobre Fortalezas Para a Enfermagem Brasileira

Convergência das Metas da Campanha Nursing Now Brasil: Relato Sobre Fortalezas Para a Enfermagem Brasileira.

Além de profissão, a enfermagem é ciência, arte e disciplina acadêmica posicionadas em contextos singulares com conexões globais, ao passo que traz, na perspectiva científica e disciplinar a sua projeção universal aos objetos que delimita para transformar a realidade das pessoas a partir do cuidado centrado no indivíduo, em sua família, inseridos em uma comunidade.

Desse modo, a enfermagem apresenta particularidades inerentes aos seus desafios contextuais, sem, contudo, desconectar-se da dimensão planetária que circunda a identidade da profissão e, por conseguinte, as suas fortalezas, especialmente a partir de Florence Nightingale em sua inegável influência para o surgimento da Enfermagem Moderna. Por esta razão, tanto a enfermagem como os desafios que provocam a necessidade de suas intervenções devem ser concebidos como fenômenos dinâmicos, que estabelecem conexões capazes de moldá-los em suas complexidades para aquilo que é tecido junto, e, portanto, indissociável. Assim, neste relato, a abordagem sobre a enfermagem está centralizada em seu caráter complexo, que conecta o fenômeno de interesse (enfermagem global e brasileira) aos seus contextos de intervenção, que são históricos, políticos e sociais posicionados em conjunturas ainda mais amplas, de ordem planetária. Nessa mesma lógica, o inverso também é presente ao considerar que a dimensão global aponta reflexos para as interações locais de desenvolvimento dos profissionais de enfermagem na execução do ato vivo do cuidado e dos processos de trabalho que a profissão pode desenvolver nos âmbitos da gestão, da política e demais espaços de liderança. Depreende-se dessas relações, que partem do específico para o geral e do global para o local, a necessidade de olhares e ações capazes de alcançar a multidimensionalidade envolvida nos desafios atuais e vindouros para o fortalecimento da enfermagem e de suas conexões com a sociedade.

Nursing Now Brasil

Nessa projeção global, com interfaces locais para as demandas sociais que requerem da enfermagem a capacidade plena para o desenvolvimento de suas competências, emergiram evidências científicas que sinalizaram ao mundo a importância do investimento na enfermagem para que os sistemas e agendas globais de saúde possam superar as iniquidades sustentadas em vulnerabilidades que limitam o acesso das pessoas aos serviços de saúde, além dos impactos econômicos e na qualidade de vida dos indivíduos e coletividades.

Foi assim que, em 2018, a partir do reconhecimento do potencial de transformação a ser desempenhado pela enfermagem, mediante investimentos necessários na formação desses profissionais como principais recursos humanos da saúde, que necessitam de condições dignas de trabalho, valorização profissional, maiores e melhores inserções nos espaços de tomada de decisão, o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), lançaram a Campanha Global Nursing Now.

Essa campanha impulsionou ações descentralizadas em vários países que assumiram para si o importante papel de projetar campanhas nacionais, com a delimitação de metas que representassem os principais anseios da enfermagem de suas respectivas nações, ao encontro das metas globais para investimento na enfermagem. Assim, no Brasil, em abril de 2019, o Conselho Federal de Enfermagem, órgão vinculado ao CIE, em conjunto com o Centro Colaborador da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, lançaram, na capital do país, a Campanha Nursing Now Brasil.

Essa campanha, em conformidade com campanha Global, foi encerrada em 24 de maio de 2021, dando início aos seus novos desdobramentos configurados como Desafio Nursing Now ou Movimento Nursing Now, ultrapassando, desse modo, o caráter programático de campanha e alcançando a dimensão estratégica de movimento. Todavia, nesse interstício de campanha, que no Brasil durou pouco mais de 2 anos, atravessados em sua maior parte pela pandemia da COVID-19, mudanças na projeção da campanha foram principiadas e novas estratégias impulsionaram ações descentralizadas por todo o país.

Essas ações foram estabelecidas ao encontro das metas da campanha Brasil, que estão voltadas para a formação do profissional de enfermagem, com foco na liderança; condições dignas de trabalho; visibilidade para valorização da profissão. Cabe destacar, porém, que o sucesso para alcançar essas metas só poderá ser efetivo quando vislumbradas a partir das conexões existentes entre elas, pois, são interdependentes e devem ser projetadas em suas perspectivas multidimensionais, o que implica a convergência de ações, estratégias e atores sociais da enfermagem brasileira em articulação com outras lideranças, inseridas em diferentes contextos de intervenção, em articulação para impulsionar pautas de interesse da profissão. Portanto, foi objetivo deste relato apresentar a experiência exitosa da Campanha Nursing Now Brasil a partir da convergência de suas metas para o fortalecimento da enfermagem brasileira.

Compartilhar
[3] [4]