25/03/2019

Consultórios de Enfermagem e as Oportunidades Para o Enfermeiro Empreendedor

Veja como empreender em Enfermagem aqui.

Embora regulamentada, a Enfermagem é uma profissão que ainda não é bem compreendida em todo seu potencial pela sociedade. Em geral, a população possui uma visão do profissional apenas atuando dentro dos hospitais e emergências. Contudo, os enfermeiros podem atuar em consultas privativas, que podem ser realizadas em consultórios ou clínicas especializadas. Essa modalidade de atendimento, já prevista e autorizada em legislações anteriores, foi regulamentada pela Resolução Cofen 568/2018, no dia 9 de fevereiro de 2018.

Leia Mais:

Empreendedorismo e Enfermagem

Para Thalta Neiva Breda Vettori, mestre em Enfermagem com foco na saúde da criança e consultora em aleitamento materno, a resolução gera uma maior autonomia ao profissional enfermeiro, capacitado ao atendimento a que se propõe. Além disso, a portaria atribui à categoria uma maior valorização e reconhecimento profissional. “A sociedade precisa ter mais contato com os profissionais de enfermagem fora do cenário hospitalar e entender o que, de fato, o enfermeiro é capaz de desenvolver”, afirma a enfermeira.

Ela e uma sócia prestam consultoria domiciliar e em consultório há quatro anos no Rio de Janeiro. O atendimento é voltado para casais grávidos, com ofertas de cursos de primeiros cuidados com o recém-nascido e de aleitamento materno. A procura nessa área é grande. Mas as pessoas, em geral, se surpreendem quando descobrem que as enfermeiras prestam consultoria e cursos em consultórios particulares. “Existe um olhar de espanto quando os pacientes nos veem atendendo fora do hospital. Por essa razão é muito importante divulgar a regulamentação desta portaria”, destaca Thalita.

Como vimos, é possível hoje em dia ser um enfermeiro empreendedor. E já existem cursos de pós-graduações que trazem essa visão do mercado para as salas de aula.

Mas, diferente do que a maioria das pessoas pensa, empreender não significa apenas abrir um negócio próprio. Também é possível que o enfermeiro empreenda dentro do próprio hospital em que já trabalha, pois há várias áreas promissoras e carentes de profissionais especializados, como a possibilidade de ser membro técnico de comissões hospitalares.

Fonte: [1]




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome