- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Consulta de Enfermagem Ambulatorial e Diagnósticos de Enfermagem Relacionados a Características Demográficas e Clínicas

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA [1]), entidade pública, geral, universitária e de nível terciário, atende-se pacientes de média e de alta complexidade tanto em internação quanto em ambulatório. O cuidado de enfermagem ambulatorial é uma prestação de serviço de saúde a indivíduos por meio da consulta de enfermagem.

Há 40 anos, no Serviço de Enfermagem em Saúde Pública (SESP [2]) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a consulta de enfermagem ambulatorial tem sido desenvolvida como instrumento de produção do cuidado e tem contribuído para o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes.

[3]

Leia Mais:

Ação da Enfermagem no ambulatório

Bem como a implantação do serviço, em 1972, a consulta de enfermagem utiliza as etapas do processo de enfermagem, fundamentada na teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta. Tendo como foco central as necessidades individualizadas de saúde, caracterizando-se pela sistematização de ações dinâmicas e independentes.

No ambulatório, a base metodológica e a operacionalização das consultas de enfermagem mantêm-se ao longo do tempo. A primeira consulta inclui a anamnese e o exame físico, registrado em prontuário eletrônico, elaborado de acordo com programas específicos ou protocolos assistenciais. Durante a avaliação do paciente são contemplados aspectos subjetivos, manifestos pelo paciente e cuidador. Bem como os dados objetivos coletados através do exame físico e de exames laboratoriais.

Compartilhar
[7] [8]