17/10/2019

Conhecimentos dos Enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde Sobre a Síndrome Pós-Poliomielite

A poliomielite paralítica é uma doença aguda causada pelo poliovírus,

A poliomielite paralítica é uma doença aguda causada pelo poliovírus, com relatos históricos na humanidade há milhares de anos. Em meados do século XX, com a implantação de um programa de vacinação eficaz, o número de novos casos reduziu consideravelmente. Dessa forma, o poliovírus selvagem foi eliminado do hemisfério ocidental, e o número de novos casos continua a cair no resto do mundo. No Brasil, os primeiros dados epidemiológicos sobre a poliomielite datam de 1910, e em 1994, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o Brasil como livre de pólio.

Leia Mais:

Síndrome pós-poliomielite

Mesmo nesse contexto, após um longo período de estabilidade após uma infecção pelo vírus da poliomielite, pacientes com ou sem sequelas da doença podem desenvolver novas incapacidades com diversos sintomas, consistente com a síndrome pós-poliomielite.

A Síndrome pós-poliomielite é uma condição que afeta sobreviventes da poliomielite aguda, decorridos anos da recuperação de um ataque agudo inicial do vírus. Consta-se que quando há um desgaste nos neurônios motores acometidos pelo vírus, que é reativado em média 20 anos, após o indivíduo haver tido o contato direto oral-fecal, por alimentos e produtos contaminados, ocorre a manifestação.




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome