- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Conflitos Éticos no Cuidado Domiciliar: o Dilema dos Enfermeiros

Atualmente, faz-se necessário considerar as questões éticas relacionadas às demandas de saúde. Pois, afinal, o processo saúde-doença não deve ser abordado somente por seus aspectos biologicistas. Tais questões éticas podem evoluir para um conflito ou dilema ético.

Um conflito significa ocorrência concomitante de exigências antagônicas e mutuamente excludentes ou o ato, estado ou efeito de divergir ou de se opor duas ou mais coisas. Já o dilema ocorre quando há necessidade de escolha entre opções opostas A e B, que resultará em uma conclusão C, que se origina necessariamente tanto de A quanto de B.

Leia Mais:

Padrão ético

O conflito, aqui entendido como um termo genérico que abrange o dilema, sendo que esse é um conflito particular que envolve, necessariamente, uma escolha. É fato que a Enfermagem domiciliar está crescendo e com ela surge a necessidade de examinar o padrão ético relacionado. O estudo da ética, na área da saúde, ainda é defectivo e, em maior grau, na enfermagem domiciliar.

Revisão sistemática sobre dilemas éticos mostrou que as publicações encontradas envolveram reanimação cardiopulmonar de paciente, hemotransfusão em Testemunhas de Jeová, prática da Enfermagem sem condições materiais, continuidade ou não do tratamento de pacientes com paralisia cerebral grave.

Compartilhar
[4] [5]