- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Conflitos Entre os Estudantes do Técnico em Enfermagem

As vivências no processo formativo de futuros profissionais da saúde podem influenciar na vida profissional. Assim, este estudo objetivou conhecer a percepção dos estudantes acerca dos conflitos interpessoais e identificar a influência dos conflitos vivenciados em sala de aula no processo formativo dos alunos do curso técnico em enfermagem, e quais estratégias podem ser utilizadas para minimizá-los.

biblioteca virtual enfermagem cursos mec

Conflitos Entre os Estudantes do Técnico em Enfermagem.

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 21 alunos do curso técnico em enfermagem de uma instituição privada de ensino, do interior do Rio Grande do Sul. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, buscando a construção de categorias temáticas por aproximação ou semelhança.

Estudantes do Técnico em Enfermagem

Da análise dos resultados, originou-se três categorias temáticas: O conflito como impulsionador de mudanças, que abordou as diferenças entre conflito e confronto, os motivos que desencadeiam os conflitos e o trabalho em equipe; Vivências em sala de aula e as influências no preparo para vida profissional, o qual evidenciou influências positivas e negativas para futuros técnicos em enfermagem; Comunicação e criação de vínculos como estratégias para minimizar os conflitos, emergindo a necessidade de diálogo e de construção de vínculos entre os estudantes, a consolidação de pactos e de compromissos assumidos, o que pode colaborar significativamente para a melhoria dos relacionamentos interpessoais entre o grupo.

Conclui-se que os participantes da pesquisa vivenciam conflitos em sala de aula, porém apresentam dificuldades de administração da situação. Evidenciou-se a necessidade de mudança de comportamento por parte dos estudantes para melhorar os relacionamentos interpessoais e minimizar os conflitos existentes, contando com a construção coletiva de estratégias que possam ajudar nesse processo.

Compartilhar
[1] [2]