- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Condições de Trabalho de Enfermagem e Adoecimento: Motivos para a Redução da Jornada de Trabalho para 30 Horas

Há a constatação de que a Enfermagem, enquanto trabalho inserido no setor terciário da economia, na prestação de serviços de assistência à saúde, sofre o impacto das políticas sociais e econômicas capitalistas do País. Um dos impactos é constatado pelas más condições de trabalho. O que é inquestionável e comprovado pelo adoecimento dos trabalhadores, cujo adoecimento não tem transparência ou visibilidade nas estatísticas oficiais.

Leia Mais:

O impacto das condições de trabalho

Para melhor compreensão do adoecimento dos trabalhadores é necessário refletir sobre como isso ocorre e quais são as evidências dessa problemática.

O trabalho de enfermagem está presente 24 horas por dia nas instituições de saúde com internação e durante toda a jornada em outras instituições de saúde. O que torna mais intenso o impacto das condições de trabalho? Nessas instituições, há escassez de trabalhadores de enfermagem, implicando na intensificação do ritmo de trabalho e, portanto, no seu desgaste. Subsidia essa discussão o fato de que a Organização Mundial de Saúde recomenda a relação de dois enfermeiros/1.000 habitantes. Apesar do grande contingente de trabalhadores de enfermagem no País, que soma cerca de 1.500 milhão de trabalhadores, essa meta ainda não foi atingida, sendo a relação de 1,42 enfermeiros 1.000 habitantes aquém da recomendada.

Compartilhar
[4] [5]