- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Condições De Trabalho Da Enfermagem

O objetivo central deste artigo é de apresentar as condições de trabalho da enfermagem no Brasil. Incluindo aspectos que tratam da satisfação laboral. Das condições em que os processos de trabalho se desenvolvem e dos relacionamentos que se instituem. Neste âmbito artigo apresenta dados e informações sobre o ambiente de trabalho da equipe, dos enfermeiros, dos auxiliares e técnicos.

[1]

Leia Mais:

Condições De Trabalho Da Enfermagem

A situação se mostra pouco confortável em relação aos itens de tratamento com cordialidade e respeito entre colegas, profissionais e a população usuária dos serviços de enfermagem. Indicando um contexto laboral que precisa melhorar no que tange à adoção de relacionamentos mais respeitosos e cordiais. A violência opera no cotidiano das instituições em suas múltiplas modalidades (psicológica, institucional, física e sexual). Assim como as práticas discriminatórias prevista na Lei nº 9.029/1995 [5] em razão do sexo, gênero, racial, por obesidade e em relação aos portadores de necessidades especiais. Em um ambiente de trabalho marcado pela falta de segurança, pela desproteção, pela infraestrutura inadequada ao descanso dos profissionais e pelos riscos nele presentes.

Este texto está disponibilizando um conjunto de varáveis e dados sobre as condições reais de trabalho de categorias profissionais. Iluminando as possibilidades de desenvolvimento de políticas públicas para o trabalho em condições dignas para a Enfermagem no país. Além de apontar a necessidade de aprofundamentos em novos estudos e pesquisas centradas no trabalho em si e nas condições de seu exercício.

Compartilhar
[6] [7]