- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Competências dos Profissionais Técnicos de Enfermagem: o Que Esperam os Enfermeiros Gestores?

O setor da saúde enfrenta realidade marcada por globalização da economia. Incorporação expressiva de tecnologias. Usuários informados e exigentes. Competitividade e busca por resultados. O que corrobora a necessidade de trabalhadores com perfil diferenciado e competências específicas. A competência profissional é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que articulados, permitem aos colaboradores, contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais por meio de suas capacidades técnicas e comportamentais.

 

Leia Mais:

Identificação das competências

O modelo de gestão de pessoas por competências possibilita aos gestores, ampla visão das competências exigidas para o exercício de cada função e também, a identificação das competências que o colaborador possui e das que necessitam ser aprimoradas, norteando planos de desenvolvimento de pessoas.

No setor de saúde, as competências dos profissionais devem ser aplicadas visando atender as necessidades dos usuários. O que pressupõe a capacidade de agir, mobilizar e transferir conhecimentos para resolver as situações que se apresentam.

O Enfermeiro, por estar envolvido na assistência, no gerenciamento do cuidado e dos serviços de saúde, deve integrar competências clínicas e gerenciais. As competências clínicas incluem detecção, documentação e resposta às alterações nas condições de saúde do paciente e fornecimento de um sistema de apoio para garantia de cuidados seguros e as gerenciais incluem planejamento, tomada de decisão, resolução de problemas, liderança, comunicação, gerenciamento de conflitos e de pessoas.

Compartilhar
[4] [5]