- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Competências Gerenciais na Perspectiva de Enfermeiros do Contexto Hospitalar

Em decorrência das mudanças técnico – científicas e o aumento das exigências dos usuários, as instituições e serviços de saúde se deparam com a necessidade de desenvolver estratégias que as ajudem na sobrevivência organizacional. Para tanto, os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros que ocupam por vezes o papel de líderes de equipe, devem seguir padrões de qualidade, com o desenvolvimento de competências gerenciais, visto que o mercado de trabalho exige profissionais polivalentes e com habilidades sociais.

Competências Gerenciais na Perspectiva de Enfermeiros do Contexto Hospitalar

Competências Gerenciais na Perspectiva de Enfermeiros do Contexto Hospitalar.

Competências Gerenciais

Vale salientar que, as competências para os profissionais de enfermagem, no bojo gerencial, têm potencial para subsidiar sistematicamente a formação crítico-reflexivo, extrapolando a dimensão técnica do trabalho e, assim, alicerçar a capacidade do profissional impactar o mercado e provocar melhorias sociais e na situação de saúde local, a médio e longo prazo.

Destaca-se que nos serviços de saúde o enfermeiro tem papel fundamental na gestão da assistência à saúde e neste aspecto, espera-se deste profissional conhecimento, habilidades e atitudes adequadas para desempenhar as suas funções gerenciais com eficácia. Sabe-se que, em especial os enfermeiros gerentes que atuam na área hospitalar, desenvolvem múltiplas tarefas com alto grau de exigência o que pode interferir na qualidade do cuidado, a depender da forma como está organizado o seu trabalho e dos conhecimentos e práticas de liderança adotadas.

Na prática, a Enfermagem assume papel de destaque nos serviços hospitalares, pois representa o maior percentual do quadro de pessoal, exigindo dos enfermeiros uma maior capacidade adaptativa e a aquisição de novas competências que dêem conta de responder à demanda dos cuidados a saúde do indivíduo hospitalizado. Desta forma, tendo em vista as exigências das constantes transformações e os avanços nos cenários da saúde, questiona-se: Como os enfermeiros percebem a prática gerencial e as competências gerenciais no cotidiano laboral da área hospitalar? E para responder a esta questão, este trabalho teve como objetivo descrever a percepção de enfermeiros acerca das competências gerenciais no contexto hospitalar.

Compartilhar
[1] [2]