Centro de Memória COFEN

O Centro de Documentação Memória (CDM) do Conselho Federal de Enfermagem funciona nas dependências da Biblioteca Maria Rosa Sousa Pinheiro, e tem como missão resgatar, organizar, preservar e divulgar a memória institucional do COFEN. Nosso acervo possui: livros de relatórios, atas, boletins, fotos e outros materiais de relevância para pesquisas por parte de estudantes, profissionais e conselheiros. O Centro de Memória não se destina apenas a ser um depósito de livros e documentos antigos organizados de forma tradicional para uso exclusivo de pesquisadores. Além de atingir especialistas está voltado também para o público em geral, disponibilizando informações históricas de diversas formas: via internet, catálogos bibliográficos, exposições, mostras fotográficas, etc.

1

1. Visita de membros da ABEn, inclusive três Conselheiras do COFEN (Maria Rosa Sousa Pinheiro, Amalia Corrêa de Carvalho e Terezinha Lyrio do Patrocínio) e a Suplente Miriam Graça Generoso Pereira, respectivamente 4ª, 5ª, 8ª e 12ª, da esquerda para a direita, ao Ministro do Trabalho Dr. Arnaldo Prieto, a fim de agradecer a designação do primeiro grupo de Conselheiros e Suplentes do COFEN.

2

2. Assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei nº 7.498/86 no dia 8 de junho de 1987. O Decreto foi assinado pelo Presidente José Sarney na presença da Presidente do COFEN, Ivanete Alves do Nascimento, da Vice-Presidente Eunice Orlando de Souza, e da Irmã Ester de Almeida Neves.

3

3. Enfermeira Eunice Orlando de Souza, ex-presidente do Cofen, sendo cumprimentada pela Enfermeira Braulia Mota, Chefe do Hospital da Asa Sul – Brasília-DF, no lançamento da pedra fundamental, onde à época seria a futura sede do Cofen, em Brasília – DF. Foto de 1992.

4

4. Maria Rosa Sousa Pinheiro foi a primeira Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Após a promulgação da Lei n. 5905/73, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem no Brasil, o Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, por indicação da ABEn, nomeou o grupo de nove enfermeiras que deveriam compor a primeira diretoria. Após a posse, no dia 23 de abril de 1975, as conselheiras elegeram Maria Rosa Sousa Pinheiro para presidir o COFEN. Em doze meses essa diretoria organizou o COFEN e instalou os conselhos regionais em vinte estados, considerado fato inédito na história dos conselhos. Só não o fizeram em estados e territórios que, à época, não contavam com profissionais em número suficiente. (Fonte: Rev. bras. enferm. vol.56 no.1 Brasília Jan./Feb. 2003).


    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf