- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Centro de Acolhimento Para Ajudar Enfermagem de Petrópolis

Buscando acolher os profissionais de Enfermagem da cidade de Petrópolis neste momento de perda e luto, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen [1]) instalou no município o Centro de Operações e Acolhimento, gerenciado pela Equipe de Resposta Rápida do Cofen em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). A unidade funciona dentro de uma carreta, cedida através de parceria com a empresa Vigor Logística em Saúde, e está localizada na praça 14 bis, ponto central da cidade. Nesta terça-feira (22/2), a presidente do Cofen, Betânia Santos, acompanhada do segundo-secretário, Wilton Patrício, e do chefe de gabinete, Magno Guedes, realizou visita ao espaço.

enfermagem-petropolis

Assistência aos profissionais de Enfermagem

O centro conta com infraestrutura necessária para oferecer assistência aos enfermeiros, técnicos e auxiliares petropolitanos. Dentre os ambientes, dispõe de sala para atendimento e apoio da saúde mental dos profissionais, espaço destinado à solicitação da isenção ou devolução da anuidade e ainda um almoxarifado responsável pelo recebimento de doações aos profissionais que estão preenchendo formulário de cadastro no site do Coren-RJ. [2] “Neste momento difícil, queremos reforçar o nosso apoio incondicional à Enfermagem de Petrópolis. Onde quer que a nossa categoria precise, estaremos presentes”, afirmou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Desde a última semana, fortes chuvas têm atingido o município, causando inundações e deslizamentos de morros e encostas. Segundo dados da Polícia Civil, até o momento foram confirmadas 193 mortes, entre elas de integrantes da Enfermagem. 69 pessoas ainda estão desaparecidas. Com o desastre, estimativas dos conselhos apontam que cerca de 400 profissionais da região estejam neste momento em situação de vulnerabilidade.

Segundo o coordenador da Equipe de Resposta Rápida do Cofen, Eduardo Fernando de Souza, não apenas a Vigor Logística, em Saúde mas outras empresas e instituições também estão realizando a doação de itens aos profissionais. “Chegamos ao município no último sábado com a missão de prestar toda a assistência necessária aos nossos colegas. Além deste centro, estamos recebendo o apoio da catedral de Petrópolis e de outras empresas que estão realizando a entrega de alimentos e itens de higiene pessoal”, comentou.

Anexado à carreta está o Coren-RJ Móvel, responsável pelo processo de retirada da 2ª via da identidade profissional. “Queremos agradecer o apoio oferecido pelo Conselho Federal. Com a nossa presença, buscamos mostrar para os nossos colegas da Enfermagem de Petrópolis que eles não estão sozinhos. Nós também estamos aqui com vocês”, ressaltou a presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, que junto a outros conselheiros do regional, recepcionou as lideranças do Cofen.

“Estamos trabalhando para que nenhum enfermeiro, técnico e auxiliar fique sem assistência, abrigo ou segurança. Esta é a nossa principal missão”, frisou o conselheiro federal Wilton Patrício, que também integra a Equipe de Resposta Rápida.

Equipe de Resposta Rápida

Além de Eduardo Fernando de Souza e Wilton Patrício, o grupo é composto por Carlos Pereira, Paulo Afonso de Souza e Sílvio Queiroz. A equipe também tem atuado para auxiliar tecnicamente as ações dos órgãos governamentais do estado do Rio de Janeiro.

Compartilhar
[3] [4]