- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde

A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde é um documento que visa nortear as ações de saúde na APS [1] brasileira com forte reconhecimento da clínica multiprofissional. É um documento orientador para todos os serviços de APS no Brasil. É um instrumento que visa contribuir para o fortalecimento da oferta de cuidados próprios da APS. Não visa ser excludente. Portanto a não menção de um sinal, sintoma, diagnóstico, ação ou cuidado não significa que este não deva ser realizado na APS. A Carteira de Serviços apresenta-se como uma importante ferramenta de gestão do cuidado. É um documento-base com revisão regular pela Saps.

Carteira de serviços da atenção primária a saúde

A quem se destina?

A todos os profissionais, gestores e cidadãos brasileiros para que se apropriem e tenham conhecimento dos serviços de saúde oferecidos na APS. Será apresentada em duas versões. Uma destinada aos cidadãos brasileiros (elencando todos os serviços ofertados na APS numa linguagem destinada ao público geral e leigo) e outra destinada aos profissionais e gestores (com a lista de serviços e insumos necessários).

Atenção primária a saúde (CaSAPS)

O que é Atenção Primária à Saúde (APS)? A APS representa o primeiro nível de contato das pessoas, da família e da comunidade com o Sistema Único de Saúde. Constitui o primeiro elemento de um continuado processo de assistência à saúde. Um sistema de saúde com base na APS. Tem como objetivo garantir cobertura e acesso a cuidados de saúde abrangentes e aceitáveis pela população. Enfatizando a atenção clínica, a prevenção e a promoção da saúde. A APS deve garantir o acesso universal e em tempo oportuno às pessoas, ofertando o mais amplo e possível escopo de ações, visando à atenção integral, com responsabilização por coordenar o cuidado dos pacientes [2] em sua trajetória clínica por meio de uma relação contínua e de confiança

Compartilhar
[3] [4]