- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Boas práticas: Cálculo Seguro – Volume II: Cálculo e diluição de medicamentos

A terapia medicamentosa tornou-se uma das formas mais comuns de intervenção no cuidado ao paciente, utilizada ao longo dos anos na cura de doenças. Cerca de 88% dos pacientes que procuram atendimento à saúde recebem prescrições de medicamentos. A correta administração requer conhecimento pleno dos integrantes da equipe de enfermagem envolvidos no cuidado ao paciente.

boas-praticas-calculo-seguro-volume-2-calculo-e-diluicao-de-medicamentos- biblioteca virtual cofen coren

Terapia medicamentosa

A terapêutica medicamentosa, devido a complexidade do sistema de saúde, tem sido exercida em ambientes cada vez mais especializados e dinâmicos, e muitas vezes sob condições que contribuem para a ocorrência de erros. Estudos realizados ao longo dos últimos anos têm evidenciado a presença de erros durante o tratamento medicamentoso. Os erros relacionados à utilização de medicamentos podem resultar em sérias consequências para o paciente e sua família, como gerar incapacidades, prolongar o tempo de internação e de recuperação, expor o paciente a um maior número de procedimentos e medidas terapêuticas, atrasar ou impedir que reassuma suas funções sociais, e até mesmo a morte.

Tendo em vista o grande número de intervenções às quais o paciente é submetido durante a internação hospitalar. A incidência de uma alta taxa de erros é uma possibilidade. Caso não existam medidas que visem sua prevenção, detecção e intervenção.

Administração de medicamentos

Conhecer e aplicar adequadamente os fundamentos da aritmética e da matemática auxilia o profissional de saúde na prevenção de erros relacionados ao preparo. A dosagem e ou à administração de medicamentos.

Trabalhar com números. Nem sempre é agradável para algumas pessoas. Principalmente para aquelas que enfrentaram dificuldades com a matemática durante o período escolar. Portanto é um desafio para quem conduz o treinamento tornar a atividade fácil e interessante, Daí a importância de se utilizar técnicas didáticas que possibilitem o aprendizado.

Cálculo e Diluição de Medicamentos

Este livreto foi elaborado para auxiliar os treinamentos sobre Cálculo e Diluição de Medicamentos de forma simples. Utilizando exemplos do dia a dia dos profissionais de enfermagem.

Portanto. Pedimos licença aos matemáticos. Professores e outros profissionais ligados ao ensino de “números e grandezas”. Pois este material foi elaborado por enfermeiros preocupados em contribuir para reduzir as dificuldades que muitos profissionais de enfermagem carregam consigo desde sua formação básica.

Compartilhar
[1] [2]