- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Atuação Profissional e Bem Estar Em Enfermeiros

A enfermagem é uma profissão que compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos. É construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino. O cuidar do ser humano é o foco do trabalho do enfermeiro, no sentido de favorecer a relação enfermeiro-paciente.

[1]

Leia Mais:

 

O Bem estar dos enfermeiros

É considerada como profissão essencial, de utilidade pública e de valor social inquestionável, com características como: forte participação feminina, jornada de trabalho em turnos contínuos, autonomia técnica reduzida e forte dependência do trabalho assalariado em instituições de saúde públicas ou privadas. Este saber tem lugar social na hierarquia de prestígio das profissões e desde suas origens. Foi portanto, dominado por mulheres e dirigido aos pobres, além de ser organizado para sustentar os serviços de saúde e garantir a produção da força de trabalho nesta área.

Em conclusão, a equipe de enfermagem é responsável por uma série de atividades e tarefas envolvendo múltiplos graus de responsabilidade e complexidade segundo a relação e o tipo de função exercida. Tendo em vista uma jornada advinda do convívio com a morte, a dor e o sofrimento humano. Portanto, é necessário que se realize análises críticas sobre as condições de trabalho e relacioná-las a saúde dos mesmos.

 

Compartilhar
[5] [6]