- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Aprendizagem de Sinais Vitais Utilizando Objetos Educacionais Digitais: Opinião de Estudantes de Enfermagem

Este artigo tem como objetivo conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais.

O desafio proposto foi o de aproximar os conhecimentos dos alunos dessa fase do curso ao conhecimento das fundamentações científicas pertinentes à realização dos procedimentos dos sinais vitais. No intuito de atingir esse objetivo é que se optou pela proposta pedagógica da aprendizagem baseada em problemas (ABP), tanto na orientação da produção de objetos de aprendizagem digitais, como no desenvolvimento da prática educativa.

Sinais vitais: aprendizagem baseada em problemas

A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia utilizada na orientação curricular na área da saúde, proposta pela Universidade de MacMaster, no Canadá, nos anos de 1960, que pode ser aplicada no desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Sendo uma abordagem construtivista, as atividades de ensino objetivam o aprender a aprender por meio de experiências concretas que desafiam os alunos a assumirem uma perspectiva ativa no enfrentamento de desequilíbrios cognitivos, que são proporcionados pelos problemas.

Resultados da pesquisa

Estudo demonstrou que uma das deficiências identificadas quando da aplicação da metodologia da ABP em ambientes virtuais de aprendizagem foi a falta de fluência na utilização dos recursos de informática por parte de alunos e tutores-professores. Assim, ficou claro, na atividade de aprendizagem proposta, que ambos devem melhorar suas habilidades em alfabetização digital.

Compartilhar
[1] [2]