- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Anotações de Enfermagem na Perspectiva de Auxiliares de Enfermagem

As anotações de Enfermagem consistem em uma forma de comunicação escrita que contempla informações pertinentes ao cliente e aos cuidados a ele prestados. São elementos imprescindíveis no processo do cuidado humano e, quando realizadas de maneira que retrata a realidade assistencial do cliente, possibilitam a comunicação permanente, podendo destinar-se a diversos fins, sejam eles para pesquisas, auditorias, processos jurídicos, planejamento entre outros.

Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem

Leia Mais:

Segurança ao profissional e paciente

Com efeito são importantes, pois possuem como finalidade estabelecer uma efetiva comunicação entre a equipe de Enfermagem e os demais profissionais envolvidos no cuidado ao cliente. Além disso, fornecem respaldo legal e consequentemente segurança ao profissional e paciente, pois constitui um documento único que relata todas as ações da Enfermagem. Elas são em suma obrigatórias a todos os profissionais desta categoria, a qual deve zelar pela manutenção do correto registro dos fatos relacionados aos cuidados de Enfermagem prestados.

Existem fundamentos legais para a realização das anotações de Enfermagem, como disposto na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. Nela consta que o profissional deverá observar, reconhecer, descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação e, executar tratamentos especificamente prescritos. É preciso primordialmente de rotina, além de outras atividades de Enfermagem.

Compartilhar
[4] [5]