30/07/2014

Adolescentes Institucionalizados e Sua Relação Com As Drogas: Uma Abordagem De Inspiração Sociopoética

Este artigo objetiva captar os sentimentos de um grupo de adolescentes institucionalizados, no que diz respeito à sua relação com as drogas.

Chamamos a atenção para o uso abusivo de drogas entre os adolescentes, grupo que cada vez mais vem aumentando o consumo dessas substâncias. Apresentamos como problemática central: que vozes ecoam no interior de cada um desses adolescentes institucionalizados no enigmático mundo das drogas?

Leia Mais:

O adolescente e as drogas

Procurou-se captar como o adolescente institucionalizado percebe e vivencia o seu contato com a droga. Objetivamos captar os sentimentos de um grupo de adolescentes institucionalizados. No que diz respeito à sua relação com as drogas. Procurou-se favorecer a expressão de sentimentos relativos ao uso de drogas. Através de dispositivos criativos e da identificação do modo como vivenciam o uso de drogas em seu cotidiano.

Considera-se imprescindível o uso de um referencial que levasse a um estudo inovador. Assim inspirou-se na sociopoética através do método do Grupo pesquisador e através de subsídios de Análise Institucional, favorecendo assim a expressão da criatividade e sensibilidade, da liberdade de expressão e também o emergir revolucionário do grupo através de oficinas vivenciais. Devido a essa relação entre drogas, violência e prazer é vivenciada de forma conflituosa e também permeada por sentimentos múltiplos, como: esperança, fúria, desesperança, angústia, inconformação e conformação.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf