- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

O Adolescente e sua Sexualidade: uma Abordagem em Educação e Saúde na Escola

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069/1990 art. 2 [1] considera adolescente aqueles indivíduos com faixa etária entre 12 e 18 anos de idade. Já para a Organização Mundial de Saúde considera a idade entre 10 e 19 anos incompletos. Sabe-se que a sexualidade é parte integral do desenvolvimento humano, sendo de fundamental importância o apoio ao adolescente no esclarecimento de possíveis dúvidas.

Leia Mais: 

Prevenção como objetivo principal

A escola tem um papel importante na formação do indivíduo e representa um espaço propício para trabalhar competências, conhecimentos e mudanças de comportamentos, uma vez que é o lugar onde o adolescente permanece o maior tempo de seu dia.

No Brasil, a temática da sexualidade vem ganhando espaço nas escolas com o objetivo principal de prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência. A percepção dos riscos de adquirir uma IST varia de pessoa para pessoa, e sofre mudanças ao longo da vida. Observa-se que os pais/responsáveis e a equipe de saúde, comumente, tendem a não abordar aspectos determinantes da saúde sexual dos adolescentes, devido à negação do desejo sexual do jovem e ao incentivo ao prolongamento da infância.

Compartilhar
[5] [6]