- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Adesão às Medidas Para Prevenção da Infecção da Corrente Sanguínea Relacionada ao Cateter Venoso Central

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são definidas como uma condição local ou sistêmica resultante de uma reação adversa à presença de um agente infeccioso ou sua toxina, podendo se manifestar a partir de 48 horas após a internação.

cateter-venoso-central

Adesão às Medidas Para Prevenção da Infecção da Corrente Sanguínea Relacionada ao Cateter Venoso Central.

Entre as IRAS mais frequentes está a infecção da corrente sanguínea e constitui umas das complicações relacionadas ao cateter venoso central (CVC) mais frequentes, dispendiosas, potencialmente letais, associando-se à elevada morbidade, com prolongamento do tempo de aumento dos custos de internação.

No Brasil, dados referentes a 2015 reportam uma taxa de infecção da corrente sanguínea relacionada ao CVC em UTI de 5,1 para 1000 cateteres dia; na Europa, 13,3 infecções para 1.000 cateteres dia e, nos Estados Unidos, estima-se em torno de 30.000 novos casos dessa infecção por ano. A taxa de mortalidade por infecção relacionada ao CVC pode atingir até 69%.

Cateter venoso central

A redução das taxas de infecção requer uma abordagem global e multidisciplinar. Incluindo intervenções comportamentais e educacionais de toda equipe envolvida na inserção e manutenção do CVC. O cumprimento das diretrizes é um passo essencial para melhoria das práticas de cuidado ao paciente em uso do CVC.

Nesse contexto. Monitorar a adesão às medidas para prevenção das infecções da corrente sanguínea relacionadas ao CVC dos profissionais pode ser uma estratégia que aponte lacunas e subsidie investimentos na melhoria das práticas assistenciais fundamentadas em treinamentos. Educação continuada e feedback às equipes.

Com base no exposto. Objetivou-se verificar a adesão da equipe multiprofissional às medidas para prevenção das infecções da corrente sanguínea relacionada ao CVC.

Compartilhar
[1] [2]