- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Ações Inovadoras Desenvolvidas Por Enfermeiras na Atenção Primária à Saúde

A Enfermagem apresenta um vasto campo de trabalho em diversas áreas do conhecimento e de atuação, podendo ser classificada em cinco dimensões: 1) Assistir – objetiva o cuidado de indivíduos, família e comunidade, com a finalidade de promover, manter e recuperar a saúde; 2) Pesquisar – evidencia o saber da enfermagem, por meio de descobertas científicas para novos modelos de trabalho; 3) Administrar – coordena o processo de trabalho; 4) Ensinar – forma, aperfeiçoa e capacita os recursos humanos, assim como orienta os indivíduos, família e comunidade e; 5) Participar politicamente – age sobretudo na conquista de melhores condições de trabalho.

Ações Inovadoras Desenvolvidas Por Enfermeiras na Atenção Primária à Saúde

Ações Inovadoras Desenvolvidas Por Enfermeiras na Atenção Primária à Saúde. Foto: Divulgação

Ao se refletir sobre as ações desenvolvidas por enfermeiras nas cinco dimensões exercidas, observa-se que muitas situações passam despercebidas pelos indivíduos que recebem o cuidado, assim como pelos demais profissionais da equipe de saúde. Verifica-se que a figura da enfermagem apresenta, em seu cotidiano profissional, marcas destacadas por sua histórica trajetória, acrescida à dificuldade de ser caracterizada como uma profissão que está embasada na ciência.

A Atenção Primária à Saúde (APS [1]), por sua vez, abre espaço à enfermagem para remodelar sua imagem profissional, pois permite a expansão do campo de atuação da enfermeira mediante ações inovadoras, proporcionando o desenvolvimento de sua prática profissional pautada em seu saber/fazer. Esse fato colabora para que se estabeleçam novas relações com a comunidade e equipe interprofissional.

Inovação, de acordo com Greenhalgh et al., corresponde a

um novo conjunto de comportamentos, rotinas e formas de trabalho que visam melhorar a saúde, resultados, eficiência administrativa, custo-eficácia ou experiência dos usuários e que são implementados por ações planejadas e coordenadas.

Logo, ações inovadoras consistem em mudanças realizadas de modo planejado, que podem ser sustentadas por pesquisas, leis e regulamentações.

A prática de ações inovadoras na enfermagem fornece autonomia profissional, considerando que a enfermeira é capacitada para exercê-la, além de ampliar a visão na gestão do cuidado em saúde. Alguns autores alertam para a dificuldade dessas profissionais em assumir novas responsabilidades e um caráter inovador em sua prática profissional.

A enfermagem enquanto categoria profissional demonstra grande impacto nos serviços de saúde. Como líder de equipe, as enfermeiras são desafiadas a terem um olhar holístico e integral para com seus usuários e equipe de enfermagem. Além disso, é importante que suas ações, pesquisas desenvolvidas, as análises e a aplicação de modelos de gestão/assistência sejam divulgadas, pois são atividades essenciais para o desenvolvimento da profissão.

Atenção Primária à Saúde

A enfermeira no âmbito da APS desempenha muitas atividades e, por sua vez, tem o cuidado como objeto nas diferentes dimensões do processo de trabalho e de enfermagem. Desse modo, evidenciam-se diversas oportunidades de atuação dessa profissional como agente transformadora das práticas de saúde, com vistas a responder ao modelo de atenção que está voltado à integralidade do cuidado, às intervenções, prevenção e promoção à saúde. A enfermagem, inserida na APS, no contexto público, é desafiada a melhorar a prestação de serviço.

Ao reconhecer a importância da enfermagem para o sistema de saúde, pretende-se que os resultados deste estudo motivem outras enfermeiras e serviços a identificarem suas ações inovadoras, a fim de compartilharem suas boas experiências e conhecimentos bem como reconhecerem as fragilidades e potencialidades nas dimensões de atuação, para fortalecerem sua ação nas diversas dimensões do processo de trabalho em enfermagem.

Nesse contexto, ao considerar a relevância desta temática no campo da enfermagem contemporânea, questionou-se: Quais dimensões de atuação do processo de trabalho das enfermeiras estão relacionadas às ações inovadoras implantadas na APS?

Compartilhar
[2] [3]