- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Ações de Enfermagem Para o Controle Do Câncer: Políticas Públicas de Saúde

Para se compreender melhor as Políticas de Controle do Câncer adotadas no Brasil, é preciso rever, ao longo de sua história, os seus efeitos sobre o processo de organização e reorganização dos Serviços de Saúde. Neste capítulo procuramos mostrar como aconteceu a organização do Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Políticas de Controle do Câncer

É necessário, contudo, recordarmos alguns períodos históricos do nosso país, quando observamos o aparecimento de vários e novos Departamentos, Serviços, Institutos, Previdências, Conselhos, Planos, Programas e outros. Nessas ocasiões surgiram algumas leis e Conferências  nacionais de Saúde (realizadas em Brasília), que contribuíram para o fortalecimento das mudanças no Sistema Único de Saúde.

Políticas de Controle do Câncer

As primeiras iniciativas das Políticas de Controle do Câncer no Brasil e a criação das ações prioritárias do controle do câncer [1]. Enfocamos a evolução dos serviços oncológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS. Selecionando alguns pontos importantes no desenvolvimento de Programas. Como. Por exemplo. A educação. Prevenção. Vigilância epidemiológica e a assistência oncológica. Contemplamos também neste capítulo, a reorganização de todos os setores de cancerologia no Brasil, incluindo o Instituto Nacional de Câncer [2] – INCA e alguns de seus Programas.

Compartilhar
[3] [4]