- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Acidente com Material Biológico Sob a Ótica dos Estudantes de Enfermagem: Reflexões Para o Ensino

Os acidentes de trabalho com exposição a material biológico (MB) são frequentes entre os trabalhadores da área da saúde. Principalmente devido ao manejo rotineiro de instrumentos perfurocortante e fluídos corporais nas atividades de cuidado à saúde. Os estudantes da área da saúde convivem com o mesmo risco. Pois durante o processo de ensino e aprendizagem também atuam diretamente no cuidado em saúde em diferentes níveis de complexidade.

Leia Mais:

Cuidado ininterrupto nos serviços de saúde

Entre os trabalhadores da área da saúde, a equipe de Enfermagem é a que mais se acidenta com MB, por ser a categoria com maior número de profissionais e por manter o cuidado ininterrupto nos serviços de saúde.

A baixa adesão às medidas de proteção e/ou o desconhecimento das medidas de biossegurança favorecem a ocorrência de acidentes com MB e podem interferir direta e indiretamente na frequência e na gravidade desses. Dessa forma, considera-se que a abordagem dessa temática no processo de formação acadêmica é imprescindível para o enfrentamento do risco biológico pelos estudantes em suas atividades práticas e conhecer a epidemiologia desse agravo entre estudantes pode auxiliar as instituições de ensino e da saúde, na elaboração de estratégias preventivas.

Compartilhar
[4] [5]