- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

A Saúde Passa Por Aqui: Conheça a Anvisa

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999 [1], a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa [2]) é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

[3]

Situada no SIA Trecho 5, área especial 57, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

Leia Mais:

A atuação da Anvisa na Enfermagem

Uma ferramenta influente na Enfermagem para a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde, fruto de esforço conjunto de diversos Grupos de Trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Se que trata das orientações básicas para a prevenção e o controle de infecções,medicamentos,tratamento etc. Tudo com embasamento técnico-científico atualizado.

A ANVISA reconhece a atribuição do enfermeiro sobre a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, conforme a Lei nº 7498/86. [7]

Missão

Proteger e promover a saúde da população, mediante a intervenção nos riscos decorrentes da produção e uso de produtos e serviços sujeitos a vigilância sanitária, em ação coordenadora e integrada no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Visão

Ser uma instituição promotora de saúde, cidadania e desenvolvimento, que atua de forma ágil, eficiente e transparente. Consolidando-se como protagonista no campo da regulamentação e do controle sanitário, nacional e internacionalmente.

Valores 

A Saúde Passa por Aqui é um folheto ilustrado pelo cartunista de renome Ziraldo Alves Pinto, que explica de forma simples e direta os valores e a missão desse órgão tão importante para garantir a saúde do Brasileiro.

Compartilhar
[8] [9]