- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

A Liderança do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde: Revisão Integrativa

Os processos de trabalho devem ser organizados, para que a equipe de saúde possa garantir melhores resultados. Assim, requer profissionais com múltiplos saberes, que além de suas habilidades técnicas desenvolvam suas dimensões políticas, de gestão e Liderança.

Liderança do enfermeiro

Este estudo baseia-se na liderança, que neste cenário torna-se é essencial, pois se trata de um ambiente altamente dinâmico com um fluxo intenso de usuários. Enfermeiros aptos a assumirem posições de líderes devem sempre ter em vista o bem estar da comunidade, envolvendo comprometimento, responsabilidade, tomada de decisões e comunicação assertiva. O sucesso do enfermeiro líder aqui é altamente dependente dos esforços colaborativos e eficientes de todos
os setores da unidade de saúde.

Preconiza-se uma prática multiprofissional, com tomada de decisões coletivas. Partimos do pressuposto que na APS o líder surge de forma natural e com habilidades específicas. Diante das competências do enfermeiro, é possível perceber a necessidade do desenvolvimento e fortalecimento de habilidades ,entre elas a liderança.

Considerando o importante papel do enfermeiro na APS [1], questiona-se: como a liderança do enfermeiro tem sido estudada? Pretende-se com este estudo identificar como esta competência tem sido pesquisada para propor futuramente novos estudos para avançar no conhecimento desta temática tendo em vista que não foram identificadas revisões que trabalhassem com este objeto de investigação. Diante desta questão, objetivou-se identificar como a liderança do enfermeiro tem sido estudada na APS.

Compartilhar
[2] [3]