- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

A Incrível Jornada da Enfermeira Mari na Luta Contra o Covid-19

Queremos dar as boas-vindas e agradecer pela consulta ao nosso livro! Como ele é um livro diferente, queremos explicar alguns caminhos editoriais que seguimos, para tornar mais prazerosa e eficaz a sua experiência de leitura.

A Incrível Jornada da Enfermeira Mari na Luta Contra o Covid-19

A Incrível Jornada da Enfermeira Mari na Luta Contra o Covid-19. Foto: Divulgação

Este é um livro de família, ou seja, tentamos atingir o público infantil, mas também o público adulto, sejam educadores, pais e mães, familiares, pesquisadores, profissionais de saúde, com uma linguagem acessível e direta.

A parte infantil narra a jornada de trabalho da personagem Mari, uma enfermeira brasileira, em homenagem à enfermeira jamaicana Mary Jane Seacole (1805-1881), que teve o seu trabalho voltado para o cuidado integral e centrado na pessoa, antecipando em mais de um século a abordagem das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), celebrando 15 anos no SUS da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) do Ministério da Saúde [1]. Em cada página, uma dessas práticas é citada de forma muito leve, seja Tai Chi, plantas medicinais, auriculoterapia [2]… Há, no canto inferior direito, um link para navegar no conteúdo adulto.

Há também uma experiência bem divertida, a partir da página 23, que é um livro dentro deste livro. Mari entrega para o seu filho Manuel um folheto de cordel, DOUTORA TITA E O CORDEL MICROSCÓPICO, que conta em versos algumas questões relacionadas a imunologia, em linguagem muito simples e divertida. Depois, a narrativa retorna ao final do dia de Mari e ao encerramento da história.

A parte adulta pode tanto ser acessada pelo link de cada página, como também ser consultada integralmente a partir da página 29. Ali estão explicações valiosas sobre as PICS tanto em textos como em links. É importante alertar que colocamos links para páginas em português, mas também para sites de conteúdo em inglês, para tornar o mais abrangente possível as informações.

Desejamos a você uma boa leitura!

Compartilhar
[3] [4]