- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

A evolução do HIV/AIDS na Terceira Idade: Uma Revisão Bibliográfica

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença do sistema imune causada pelo vírus HIV, que ao entrar no organismo, infecta principalmente as células de defesa, os linfócitos TCD4, enfraquecendo-as, deixando assim o organismo vulnerável a varias doenças. O primeiro caso de AIDS surgiu no fim da década de 70, deixando em alerta o mundo inteiro, se tornando um problema de saúde publica desde a década de 80 e enfrentado até os dias de hoje.

Leia Mais:

Prevenção

Os principais fatores relacionados ao crescimento do número de casos em idosos contaminados pelo vírus do HIV estão relacionados com o fato de que as mudanças no comportamento e na difusão da informação não terem sido acompanhadas e ou absorvidas pelos indivíduos que não conviveram com a necessidade e funcionalidade do uso da camisinha, acompanhada também pela falta de informações no que se refere a prevenção, pois o foco dos órgãos responsáveis se limitava á população jovem.

Constatou-se então que não existem grupos de risco, mas sim comportamento de risco e que, os indivíduos de todas as classes sociais, gêneros e faixa etária estão expostos á doença, inclusive os idosos. Os principais fatores relacionados ao crescimento do número de casos de AIDS em pessoas com idade acima de 50 anos estão associados ao fato dos idosos possuírem atualmente, além dos outros fatores existentes, mais recursos financeiros, o que facilita o acesso a vários serviços disponíveis, permitindo assim uma vida sexual ativa.

Compartilhar
[4] [5]