09/09/2019

A Enfermagem em Obras Clássicas da Literatura: Estudo com Base Sociolinguística

Analisa o ofício da Enfermagem em obras clássicas literárias utilizando a técnica da sociolinguística.

Em pesquisa histórica, faz-se importante recorrer ao passado, pois os fatos acontecidos contribuem na explicação do presente. Pensando assim, os autores reportaram-se às literaturas clássicas para conhecer o imaginário dos escritores acerca da Enfermagem e/ou ofício do enfermeiro, nos séculos passados.

Leia Mais:

A profissão de Enfermagem

Nota-se, pelas publicações, que os estudos para historicizar a profissão de Enfermagem têm sido, majoritariamente, de autoria dos próprios profissionais, voltados às histórias biográficas e institucionais. Inegavelmente que os estudos citados – e outros publicados – são contributos à profissão do cuidar.

Entretanto, no percurso histórico, observou-se que são raras as produções literárias criadas no campo do saber da Enfermagem – romances, contos, novelas, por exemplo abordando os fatos e as vivências pelo olhar daqueles que realmente estão na lida cuidativa.

Considerando a relevância de estudos que abordam a história da Enfermagem sob o ponto de vista literário – e que esses oportunizam o desenvolvimento científico e a construção de referencial histórico das profissões os autores trabalharam na construção deste artigo.




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome